quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Como Escrever Bem!

Postado por Biia Cavagleiro às 05:34
Olá!

Desculpe a demora para postar, eu tenho muitos afazeres ultimamente. Os papéis na minha mesa de trabalho triplicaram, estou estudando para o concurso da Caixa, preparando-me para a faculdade e estou "In Potter", com meus livros da saga Harry Potter que chegaram semana passada. Comprei numa promoção no Submarino por 119,90. Estou apaixonada por eles, perdidamente apaixonada. Não se preocupem, minha próxima postagem será sobre seus livros.


Mas dessa vez quero falar sobre como escrever bem. Não vou dar aulinhas de português, óbvio. É apenas alguns macetes que eu faço pra tentar escrever melhor meus textos. Não sou um John Green, uma J.K Rowling ou até mesmo um Max Lucado. Mas acredito que um dia chego lá.


~ Leia livros, jornais, blogs de seu interesse, bula de remédio, receitas de culinária, fatura de banco: Que seja qualquer coisa, mas leia. O ideal de ler o máximo possível é ampliar seus horizontes e conhecer palavras e vocabulários novos.


~ Procure sinônimos de palavras:
Tem um site muito bom que eu uso, o Sinônimos. Pra escrever meus textos e histórias eu sempre dou uma passadinha lá. Ajuda muito principalmente quando você não sabe o significado de determinada palavra, é bem mais fácil do que ir ao significado. Rs.


~ Escreva: Isso é óbvio! Comece a treinar a escrita, fazendo uma redação ou um poema. Enfim, qualquer coisa vale. O interessante é mostrar para alguma pessoa que tenha olhos mais críticos pra lhe mostrar se há erros e onde poderia ser melhorado.


~ Assista filmes, séries e desenhos: Nesse caso, é uma grande ajuda pra criatividade. Quanto mais histórias você assistir, melhor para criar a sua. É pra funcionar apenas como uma inspiração, ou quem sabe, pra você ver como é a personalidade do vilão e do mocinho da história, por exemplo. Enfim, coisas assim. E nada de plágio, ok?


~ Esteja com a cabeça "vazia": Deixe os problemas de lado quando for escrever algum texto para faculdade ou até mesmo uma história própria. Esqueça da "vida real" e preste atenção apenas no que irá fazer naquele momento. Se você for escrever pensando que precisa lavar a louça, ir na casa do namorado(a) resolver uma discussão ou tomar seu remédio, você perderá o foco facilmente. Faça tudo o que precisa antes, e quando você estiver livre de problemas que lhe ocupam a mente, a criatividade fluirá automaticamente e você escreverá muito melhor. Digo por experiência própria.


~ Marque suas idéias relâmpago: Isso acontece muito comigo. Às vezes, estou no almoço ou até mesmo no meio da madrugada e, do nada, tenho uma ideia genial para a história que estou escrevendo. Então marco nas notas do meu celular, já que minha memória é tão boa que esqueço de tudo em menos de 5 minutos. Rs


~ Encontre o seu cantinho especial: Encontre aquele lugar especial em que você usará para escrever. Um lugar só seu e que ninguém te atrapalhe... Pelo menos por uns dez minutinhos. Rs.


Essas são algumas dicas que eu uso pra escrever minhas histórias e textos pra faculdade, principalmente quando estou com bloqueio criativo. Espero que isso sirva de exemplo para vocês também.





3 comentários:

  1. Esse post serviu até pra mim *u* Isso é fantástico. Eu sempre fiz isso e meu cantinho especial para escrever é nada menos que meu quarto, claro haha~ Mas as vezes o serviço também serve :P
    Amei as dicas e vou procurar usá-las com mais frequência ^.~*

    Kissu~

    ResponderExcluir
  2. Oie Biaa que sdd de voce s2

    Gostei do texto, eu preciso aprender a escrever hahah, ve nos meus post não tem muitas coisas escritas.

    Quero ver os livros do Harry Potter, você viu as fotos q eu postei do parque temático do Harry Potter nossa é mto incrivel

    Xauzinn

    bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirou muitas fotos? Eu acabei de fazer uma postagem sobre ele! Vou lá ver! *-* Que sonho ♥

      Excluir

 

. Copyright © 2014 Cerise Love