sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Harry Potter e a Pedra Filosofal ♥

Postado por Biia Cavagleiro às 15:38
Olá!


Como prometido, hoje vim contar sobre Harry Potter, em especial o que estou lendo pela primeira vez, depois de dez anos: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Eu sempre tive um amor platônico pela saga, possuía dvd's duplos, álbum de figurinha da saga Harry Potter e o Cálice de Fogo, várias e várias revistas "SMACK!"(sim, esse é o nome da revista, nem sei se existe mais!) que em toda edição tinha uma matéria relacionada a HP ou aos atores da saga. Dez anos se passaram e meus tesouros se perderam, de formas trágicas. Mas como Potterhead de coração, estou recuperando tudo aos poucos. Começando pelo que eu mais amo: BOOKS. Não canso de dizer que livro é amor.

Harry Potter e a Pedra Filosofal (do original: Harry Potter and the Sorcerer's Stone) e é o primeiro livro de J.K Rowling e foi lançado na Inglaterra em 1997 e no Brasil em 2000.



Conta a história de Harry, um garoto que mora com seus tios, a família Dursley. No seu aniversário de 11 anos descobre que é um bruxo, e muito conhecido no mundo da magia, por ser o único a sobreviver aos poderes de Voldemort na noite em que seus pais morreram, deixando-lhe apenas uma cicatriz em forma de raio na testa.
O garoto sempre fora mal tratado por seus tios e primo, que o consideravam um "aborto da natureza" por ser bruxo. Claro, Harry não sabia que era um, até o dia que recebeu uma carta de Hogwarts, a melhor escolha de bruxarias que existe.
Na ida para o primeiro dia na escola, conhece Rony Weasley, um garoto ruivo (assim como toda a sua família) e cheio de sardas. E, claro, se tornam melhores amigos. Logo surge Hermione Granger, a garota metida a inteligente e um pé no saco. Mas muda conforme vão conhecendo-a melhor.
Logo no início do livro, surge Rúbeo Hagrid, um grandalhão que tem o trabalho de entregar a carta para Harry e ir com ele até o Beco Diagonal, comprar seus materiais para o início das aulas. Há também o velho e bondoso Alvo Dumbledore, o diretor da escola e o único homem que Lord Voldemort ou você-sabe-quem, teme.



Aos poucos, a narrativa descritiva de J.K. Rowling nos envolve de tal forma que é impossível parar de ler. O incrível foi a forma como o bruxo que antes era o mais conhecido no mundo da magia, se tornar o bruxo mais conhecido no mundo humano (trouxa!). Não há quem não conheça Harry Potter, o menino bruxo.

A Pedra Filosofal foi um dos maiores fenômenos literários de vendas em um pequenino espaço de tempo. Foram vendidos cerca de 130 milhões de cópias de seu livro. O sucesso fez a J.K.Rowling se tornar uma das mulheres mais ricas do mundo, tendo sua fortuna maior do que a da rainha da Inglaterra!

O filme baseado nessa obra foi lançado em 2001 e produzido por David Heyman. Aliás, Rowling fez questão de que o elenco fosse constituído apenas por britânicos. Daniel Radcliffe foi escolhido para ser o personagem principal por Chris Columbus, o diretor do filme. Isso foi aprovado por Rowling, declarando que não poderia ter encontrado um Harry melhor.

Sinceramente, acho que esse foi um dos pouquíssimos filmes que agradou aos fãs de sagas de livros. O primeiro foi um sucesso com cerca de 93,5 milhões de dólares em apenas 3 dias de exibição. Particularmente, Crepúsculo, Instrumentos Mortais e Percy Jackson não fizeram filme tão bom quanto seus livros. Salvo Senhor dos Anéis e Jogos Vorazes...

Espero que tenham gostado do livro da semana. Amei escrever sobre Harry Potter, livro este que está no meu TOP 10. Abaixo, algumas curiosidades, que podem conter spoilers.


~ O ator que faz Dumbledore no primeiro filme (Richard Harris) entrou no elenco porque foi ameaçado pela neta, que disse que não falaria mais com ele se não participasse. Infelizmente, no começo das gravações do segundo filme ele morreu...

~ Dumbledore é gay. De acordo com Rowling, ele teria se apaixonado por Grindelwald quando jovem, mas sua paixão se tornara um poderoso bruxo das trevas. E Dumbledore o derrotou em uma batalha histórica.

~ Sirius Black (do terceiro livro da série, Prisioneiro de Azkaban), é citado no primeiro livro, mas poucos percebem. Quando Dumbledore pergunta a Hagrid onde arranjou a moto que trouxera Harry ainda bebê para a casa dos Dursley, ele diz: “Pedi emprestada, Professor Dumbledore. O jovem Sirius me emprestou”.



~ A raça de Norberto, o dragão que Hagrid ganhara de um estranho é um Dorso-Cristado Norueguês.

~ Harry Potter e J.K. Rowling fazem aniversário no mesmo dia: 31 de Julho.

~ No lema de Hogwarts está escrito em latim: Draco dormiens nuquam titillandus, que significa “Nunca cutuque um dragão adormecido”.


~ Steven Spielberg foi cotado para ser diretor da saga, mas não foi de acordo com a exigência de elenco de Rowling. Ele queria que Haley Joel Osment fosse Harry Potter!

~ No filme, Edwirges fora interpretada por três corujas diferentes e todas machos: Gizmo, Ook e Sprout.




0 comentários:

Postar um comentário

 

. Copyright © 2014 Cerise Love