quinta-feira, 16 de julho de 2015

A Lâmina da Assassina ♥

Postado por Biia Cavagleiro às 19:27

Livro: A lâmina da Assassina (Histórias do Trono de Vidro)
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record

Sinopse: Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas?
Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração.

~♥~         ~♥~         ~♥~         ~♥~         ~♥~         ~♥~         ~♥~         ~♥~         ~♥~         ~♥~

Triste.
Sublime.
Realista.
Isso define o livro "A lâmina da Assassina".
Não precisou de nada mais do que pertencer a trilogia Trono de Vidro e ter uma capa maravilhosamente perfeita, para me fazer pagar R$ 45,00 por ele, na livraria Leitura do Shopping Dom Pedro.
A lâmina da Assassina é uma história que antecedo Trono de Vidro e conta a história de Celaena Sardothien antes de ser levada para as minas de sal de Endovier.
Esse livro é separado por cinco histórias que se completam em apenas uma:


A assassina e o Lorde Pirata

Na primeira história, Celaena ainda é a protegida de Arobynn Hamel e tem a missão de ir até as Ilhas Mortas para se encontrar com Rolfe, um lorde pirata, e lhe entregar um pergaminho, de Arobynn.
Sam Cortland, outro assassino da Guilda, é obrigado a acompanhá-la.
Celaena e Sam são seguidamente, a melhor assassina de Adarlan e o segundo melhor. No começo da história é visível que ambos se odeiam e brigam toda hora, às vezes é até engraçado!
Preciso dizer que me apaixonei por Sam e seu senso de humor afiado? HAHA
Não é explícito na história, mas eu notei que em suas missões anteriores, Celaena sempre fora fiel a Arobynn, obedecendo-o em tudo. Mas é nessa missão que ela começou a valorizar mais seus valores de Terrasen (sua cidade natal) do que a fidelidade ao rei dos Assassinos.
Esse é o começo de todos os problemas (em alguns casos, soluções) de Celaena. E claro, de Sam também!



A assassina e a Curandeira

Essa foi a história que menos me atraiu. Ela não é tão focada em Celaena, mas sim em Yrene, uma curandeira que trabalha num bar chamado Porco Branco.
Na história anterior, Celaena trai seu mentor Arobynn e ele fica tremendamente irritado e lhe dá uma tremenda surra. Então, ele a obriga a ir para o deserto Vermelho, treinar com o Mestre Mudo e conseguir uma carta de aprovação dele. Então, “A assassina e a curandeira” foca no caminho que ela está levando até o deserto.
Yrene é uma garota que, assim como Celaena, teve que fugir de sua cidade natal por culpa do Rei de Adarlan e ela esconde seus dons enquanto tenta ajuntar algum dinheiro em Porco Branco e seguir para Antica, um local intocado por Adarlan. Contudo, os funcionários que trabalhavam junto com ela roubavam todo o seu dinheiro, restando apenas o suficiente para sua sobrevivência ali, impossibilitando-a de ir embora.
Numa noite, Yrene é salva por Celaena que mostra todas as suas incríveis habilidades de luta.
Sam é quase sempre citado em todos os pensamentos que Celaena tinha no decorrer dessa história (e também na próxima: A assassina e o Deserto), sempre demonstrando o medo da assassina sobre Arobynn ter feito algo contra ele.
A história não é tão atrativa, mas notamos um coração na famosa assassina de Adarlan. Ela ajuda Yrene, mesmo sendo rude com ela vez ou outra.



A assassina e o Deserto

Finalmente, a assassina chega ao deserto Vermelho, apresentar-se ao Mestre Mudo. E ele realmente, assim como boa parte dos assassinos silenciosos, são mudos! HAHA
Celaena então faz uma primeira e nova amiga, chamada Ansel.
Como eu disse, a assassina sempre lembra de Sam, até mesmo quando está prestes a beijar o belo filho do Mestre Mudo...E amei ver a amizade, por vezes estranha, de Celaena e Ansel e de como as duas conseguem criar um vínculo tão forte em tão pouco tempo. Mas o final não é tão feliz como eu gostaria.
O incrível é que me acostumei tanto com as escritas de autores de ação/aventura que eu previa muita coisas no livro. Principalmente a surpresa da história de “A assassina e o Deserto”.

"Se você aprende a suportar a dor, pode sobreviver a qualquer coisa. Algumas pessoas aprendem a acolhê-la, a amá-la. Algumas suportam a dor ao afogá-la em mágoa, ou ao se fazerem esquecer. Outras a transformam em raiva."



A assassina e o Submundo

Celaena volta com a carta de aprovação do Mestre Mudo (que não foi fácil de conseguir!) e Arobynn a recebe de forma calorosa, presenteando-a todos os dias com objetos caros e luxuosos.
Às vezes até me surpreendo de como a assassina pode ser tão inocente e cega com algumas coisas... Me irritava quando ela acreditava cegamente no rei dos assassinos, quando este a presenteava. Mas eu a entendia, pois Arobynn é o tipo de pessoa que você nota que não presta desde o primeiro capítulo. Contudo, ele é representado de uma forma tão magnífica, que mesmo sabendo que ele está mentindo, algo no seu inconsciente faz acreditar em tudo o que ele diz...
Complicado, não? Só lendo pra entender o que quero dizer.
Principalmente porque criei um Arobynn como o Johnny Depp e simplesmente perdoei ele de muita coisa no livro, menos na última história.


Celaena recebe a missão de matar um homem que, segundo Arobynn, pretende fazer da nova ponte em construção em Forte da Fenda, um caminho livre para a venda de escravos.
O livro nos faz notar, principalmente nessa história que a garota nunca sabia o que Arobynn realmente era para ela - pai, irmão ou amante -, mas descobrimos o que o próprio Arobynn gostaria de ser, principalmente na próxima história.

A assassina e o Império

Na história anterior, nosso shipp Samlaena finalmente floresce. O romance é distinto, calmo e às vezes bem sutil.
Como definir Sam? Sinceramente, eu não consigo... Ele foi tanta coisa... Digo, no começo era fechado, rude e possuía um senso de humor afiado! Achei ele inocente também, em alguns momentos de ciúmes de Celaena. No final do livro, notamos uma pessoa disposta a fazer tudo para ver a amada assassina feliz e bem. Sam é mil sentimentos misturados! O que faz com que todas torçam pelo casal.
CONTUDO, MAS, PORÉM, TODAVIA... Quem leu Trono de Vidro, sabe que ela fala sobre Sam em alguns momentos. Logo, algo acontece com ele.
Mas o quê?


Bem, o livro deixa muitos buracos com coisas que já descobrimos no primeiro livro da Trilogia e outras que ainda iremos descobrir.
Sinceramente, o que mais me afetou foi o fim de Celaena. Não o fato de que ela é levada até Endovier, mas sim porque todas as suas promessas não foram sequer cumpridas!! Fiquei triste em muitos momentos dessa última história, chegando a largar o livro pra chorar.
Essa última história foi suficiente para abalar todas as emoções seguradas no livro todo. Nela estão contidas as três primeiras palavras que disse no começo da resenha: Triste, Sublime e Realista.
Triste porque mesmo desconfiando de algumas coisas, você fica pra baixo simplesmente pela forma como o fato é descrito. Sublime porque as palavras da autora são escritas tão perfeitamente que temos um misto de emoções, como se fossemos uma parte de Celaena. E Realista porque prova que nem todo final e feliz e nem todo vilão é vingado.

Esse livro superou Trono de Vidro, que antes estava no meu ranking de “Livro mais preferido e amado do mundo, forever and ever”. Bem, agora A lâmina da Assassina tomou seu posto.

Vale a pena ler! Me empolguei, me emocionei e também quase joguei o livro pela janela do segundo andar da minha empresa, na hora do almoço... MAS, é tão encantador que eu poderia ler outras vezes (coisa que nunca fiz com livros...).




O terceiro livro da Trilogia Trono de Vidro sai no dia 21/07! Mas a pré-venda já começou na livraria Saraiva! O link é esse: Herdeira do Fogo













Kisses,


0 comentários:

Postar um comentário

 

. Copyright © 2014 Cerise Love