sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Administração ♥

Postado por Biia Cavagleiro às 09:32
Olá!

Vim falar sobre os estudos. O que fazer depois de terminar o ensino médio? Bem, eu escolhi a faculdade de Administração, já que meu primeiro emprego e o que estou agora, foram administrativos. Eu gosto do ramo administrativo, apesar de às vezes querer fazer literatura.

Vou falar um pouco sobre como funciona uma faculdade de Administração e que ela não é a faculdade mais fácil do mundo! Rs.




O curso de administração foi criado em 1941, pela Graduate School of Business Administration, de Harvard. Aqui no Brasil, esse curso foi instalado em São Paulo na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no ano de 1965. O termo "Administração" vem do latim "Administratione, que significa Direção, Gerência.

O curso é voltado para as rotinas de uma empresa. O objetivo da faculdade é formar líderes administradores, com o intuito de saberem gerenciar uma empresa, planejar estratégias de organização, ser empreendedor e, no português claro, saber ganhar dinheiro.


~ O que faz um administrador?

De acordo com meu professor de Comportamento Organizacional, um administrador administra muito mais do que a empresa em si (estrutura). O principal objetivo do administrador é administrar pessoas e ganhar dinheiro à partir do trabalho delas.


~ Onde um administrador pode trabalhar?

Esse é um ponto super positivo nessa faculdade. Você pode trabalhar desde um hospital até na administração contábil da quitandinha da esquina, por exemplo. Ou ter seu próprio negócio. Além disso, pode trabalhar em qualquer setor de uma determinada empresa (desde que seja administrativo, claro!). Pode ser RH, Departamento Pessoal, Marketing, Relações Internacionais. Porém, algumas empresas exigem especialização.


~ Quais são as especializações da faculdade de Administração?

São muitas. Muitas mesmo! É uma área muito vasta de oportunidades. Eu ainda estou na dúvida se me especializo em Recursos Humanos ou Relações Internacionais. Abaixo, uma pequena lista de especializações na área administrativa:

~ Contábil

~ Recursos Humanos

~ Marketing

~ Logística

~ Hospitalar

~ Produção

~ Relações Internacionais

~ Comércio Exterior

~ Controladoria

~ Fiscal
 

~ Relações Internacionais e Comércio Exterior são a mesma coisa?

Essa é uma pergunta que sempre me deixou com um pé atrás! Mas são duas áreas distintas.

Relações internacionais é fundamentada em Política, Economia e Direito. Já o Comércio Exterior é fundamentado em Matemática Financeira, Economia, Contabilidade e Estatística.

O bacharel de Relações Internacionais, conduz as relações entre a empresa e o governo nos âmbitos político, econômico e cultural. Ele avalia o mercado externo, estuda a possibilidade de negócios e investimentos. Já quem é formado em Comércio Exterior, trata da importação e exportação de produtos.


~ Duração do curso

São quatro (longos) anos de durabilidade do curso. Quem aguentar o quatro anos, têm que se lembrar que tem no mínimo mais dois de pós-graduação. Tem que ter muita sorte pra terminar uma faculdade de administração e ganhar muito bem sem fazer alguma especialização.


~ Qual é o piso salarial do curso?

Essa é uma parte complicada. Como eu disse, é necessário se especializar! Mas, de acordo com a lenda, o salário gira em torno de 2.800 reais. Mas se parar para procurar um emprego nessa área, vai ver que a maioria dos salários não passam de 2 mil reais. Isso, pra quem não tiver uma pós! Quem fizer pós, dependendo do curso pode variar em até 20 mil reais. O salário de um Diretor Administrativo Financeiro de uma grande empresa, pode faturar até 50 mil por mês!


~ Como funciona o estágio de Administração?

O estágio é o caminho mais fácil para um bom emprego. No estágio, você coloca em prática aquilo que você aprende no curso. Em cada faculdade o número de horas para se estagiar mudam, na minha por exemplo, são 300 horas. Infelizmente, estágios de administração não pagam muito bem e são todos muito bem supervisionados por alguém. Aliás, muitas empresas fazem questão de lembrar você que um estagiário está em último lugar na pirâmide da empresa, abaixo até dos faxineiros.


~ O que significa o símbolo da Administração e a pedra de Safira?

Na minha opinião, o símbolo da administração é feio pra caramba! O mais legal é o de medicina... Mas enfim, na verdade o símbolo é um quadrado, com duas pontas dobradas (como na foto). Simples, não?


As duas pontas dobradas para dentro, representam a convergência dos esforços da empresa em prol de objetivos em comum. As duas setas que apontam as laterias significam que esses recursos e esforços devem ser direcionados para o equilíbrio da organização (Organização = Grupo de pessoas que se unem em prol de um objetivo em comum. Pode ser empresa, igreja, hospital...) com o ambiente externo. A cor azul simboliza a criatividade, sendo que o administrador deve ser um empreendedor, uma pessoa criativa. A pedra de Safira tem o mesmo significado da cor do símbolo (foto abaixo).



Enfim, espero que tenham apreciado conhecer um pouco de um curso tão vasto de opções como este. Não falei da mensalidade e nem das matérias, porque muda muito de faculdade para faculdade. Minha faculdade por exemplo, tem matérias cristãs-adventistas (na minha opinião, uma matéria inútil), que não tem em outras faculdades.

Quem tiver mais dúvidas, terei o prazer de respondê-las.







*Créditos ao site Guia do Estudante por grande parte do conteúdo e ao Guia doGestor, pelo significado do símbolo da Administração. E aos meus professores de Administração do IASP




2 comentários:

 

. Copyright © 2014 Cerise Love